Ao planejar uma estratégia de segurança para uma empresa todas as vulnerabilidades, sem exceção, deverão ser consideradas. A menor falha na segurança pode comprometer toda a segurança de seu negócio ou mesmo de seus colaboradores. O objetivo final deve ser impedir que qualquer indivíduo infiltrado no ambiente possa vir a causar prejuízos muitas vezes irreparáveis para a empresa.
Hoje trataremos da segurança física do estabelecimento, contudo não podemos nos esquecer da segurança cibernética, um dos problemas mais atuais enfrentados por todo tipo de organização.
Diversas áreas em uma empresa são desconsideradas quando se trata de um planejamento de segurança e é exatamente por elas que os problemas podem começar. Um adequado sistema de segurança deve monitorar todos os ambientes, por menores que sejam, assim como os pontos considerados cegos, principalmente nos locais de acesso à empresa.
Com pessoal treinado e a ajuda de câmeras estrategicamente posicionadas essa tarefa pode ser feita adequadamente evitando os riscos de lapsos de segurança.
Pontos cegos e pequenos espaços
A existência de pontos cegos, ou então pequenos espaços entre duas portas, devem ser observados ao planejar a segurança do estabelecimento.
Esses pontos muitas vezes passam despercebidos e pessoas estranhas ao serviço ou mesmo funcionários mal-intencionados podem se esconder nesses locais para depois acessar locais restritos onde existam objetos de valor.
Até mesmo as janelas que não ofereçam segurança devem ser suprimidas. Uma grade ou um vidro não oferecem qualquer resistência quando o criminoso está preparado e cortar ou serrar um obstáculo desse tipo não é um problema.
Uma solução é a instalação de sensores de movimento ou até mesmo câmeras de vigilância dependo da importância estratégica desses locais.
Reciclagem de funcionários e atualizações tecnológicas
Um dos pontos fundamentais para um sistema de segurança funcionar cumprindo o seu objetivo é ter pessoal constantemente treinado para operar esse sistema.
Isso é feito periodicamente pelos funcionários de empresas de segurança, porém nem sempre pelos empregados responsáveis por essa área em uma empresa.
A cada dia novos sistemas de segurança são lançados no mercado, deixando sistemas mais antigos totalmente obsoletos. Com o avanço da tecnologia nesse setor e a melhoria da internet de alta velocidade podemos ter hoje câmeras de vigilância com recursos impressionantes, como filmagens em alta definição, zooms poderosos e inclusive sensores de presença cada vez menores e mais sensíveis.
Uma empresa bem protegida não pode colocar sua segurança em xeque utilizando aparelhos comprados anos atrás.
Todo sistema precisa ser constantemente atualizado, ou caso não seja possível, substituído por aparelhos tecnologicamente mais avançados. Isso não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento da empresa.
Conforme a criminalidade aumenta, os meliantes ficam cada vez mais atentos ao planejar os ataques e qualquer falha na segurança interna da empresa pode ser a porta de entrada para esses criminosos.
Embora todas as medidas que falamos sejam necessárias, elas não funcionam sozinhas na proteção de sua empresa. No mundo de hoje os criminosos podem invadir as instalações de uma empresa de inúmeras maneiras e a segurança deve estar sempre atualizada para estes novos tempos.
Um sistema de segurança tem por objetivo minimizar os lapsos de segurança dificultando ao máximo o acesso dos criminosos a áreas importantes de sua empresa.
Não só os aparelhos mais modernos garantirão a segurança do negócio, mas também a conscientização dos seus funcionários de que a defesa de seu local de trabalho e a segurança de seus colegas também depende deles. Por isso confie em empresas com credibilidade no mercado e experiência nos mais diversos setores para fazer sua segurança e deixar você tranquilo para focar no que mais importa para sua empresa. Nós da Visud estamos prontos para receber seu contato.