A segurança de um estabelecimento hoteleiro, não importa se pequeno e simples ou um grande hotel de luxo, não é uma tarefa simples e abrange inúmeros aspectos.

Essa segurança não está apenas limitada às instalações propriamente ditas, mas também ao seu entorno, ou seja, a área externa do estabelecimento por onde os hóspedes costumam circular.

Neste texto iremos citar alguns tópicos da segurança que devem ser especialmente levados em conta como:

Emergências

Uma das principais emergências que podem ocorrer em um estabelecimento hoteleiro são os incêndios. Nem mesmo o constante treinamento e reciclagens periódicas são capazes de prever a reação de um ser humano em uma emergência dessas.

Nesse caso específico os colaboradores necessitam de um treinamento especializado e protocolos e procedimentos que devem ser tomados até a chegada dos bombeiros. Serão necessárias medidas como procedimentos de evacuação do local e utilização dos meios disponíveis para o combate ao fogo.

Independentemente dos treinamentos regulares será preciso uma equipe dedicada a realizar verificações constantes nos alarmes das áreas comuns e das habitações, sempre com o intuito de prevenir esse tipo de incidente.

Segurança Interna

Muitas vezes ocorrem problemas entre os próprios hóspedes, tanto nas áreas comuns da unidade como também em suas habitações. Com funcionários habilitados certas medidas devem ser tomadas para que um problema localizado não cresça e saia do controle.

Os colaboradores devem intervir nessas situações e tentar acalmar os ânimos e se preciso estar em contato com as forças policiais.

Visitantes não autorizados

Um dos problemas mais frequentes que os grandes hotéis enfrentam quando disponibilizam ao público em geral restaurantes, bares e outros serviços é a presença de pessoas desconhecidas no ambiente.

É uma questão difícil de lidar, já que essa é uma maneira de movimentar locais, que muitas vezes não são aproveitados pelos próprios hóspedes. A questão é que os problemas começam a surgir quando temos pessoas estranhas circulando pelas áreas internas dos hotéis.

Toda a equipe da casa desde a portaria, recepção, limpeza, enfim, colaboradores que circulam pelos vários ambientes - e não só os seguranças - devem estar treinados para serem capazes de detectar indivíduos suspeitos.Esse controle deverá ser acompanhado de câmeras monitoradas dia e noite por pessoal especializado.

Furtos

O furto é uma das mais ocorrências mais comuns nos hotéis e não importa o tamanho do estabelecimento e nem mesmo o padrão dos clientes.

Nesse rol podemos incluir furto de itens do próprio hotel, furto de bens de hóspedes efetuados por indivíduos de fora ou de colaboradores da própria casa e outros. As precauções a serem tomadas são o controle através de câmeras instaladas desde a portaria, áreas de serviço a corredores do hotel e uma profunda investigação no currículo de novos funcionários que deve ser feita antes mesmo de serem contratados.

O crime cibernético

A cada dia mais os hackers se apoderam de dados, cartões de crédito e identidade de milhares de pessoas e isso acaba aumentando os riscos para a rede hoteleira. São hospedes que adquirem esses dados no mercado negro e se instalam nos hotéis fazendo gastos enormes utilizando a identidade e cartões de outras pessoas.

Os crimes cibernéticos estão em expansão e os sistemas dos hotéis estão sempre sujeitos a serem invadidos pelos hackers para conseguirem os dados pessoais de seus hóspedes.

É preciso um monitoramento contínuo por pessoal especializado para dar segurança nas transações.

Contrate uma empresa especializada para a segurança

Um hotel precisa oferecer não só um local para ficar e dormir, mas uma experiência segura, que traga tranquilidade para os hóspedes. Por isso a contratação de uma equipe de segurança não só é necessária, mas uma das prioridades de um estabelecimento do tipo.

Nós da Visud temos experiência nesse tipo de serviço, sabendo das particularidades do contexto e os desafios impostos. Entre em contato conosco para sabermos mais sobre as suas necessidades e como podemos atende-las.