Os incêndios são um dos acidentes que mais ocorrem na indústria e nos estabelecimentos comerciais. Ele pode causar prejuízos enormes à empresa, além, é claro, do risco e da perda irreparável de vidas humanas.

Uma série de medidas preventivas devem ser tomadas a fim de evitar esse tipo de acidente.

Primeiramente, para que se possa evitar uma ocorrência desse tipo, precisamos detectar quais são os pontos vulneráveis na empresa e assim reduzir os riscos.

Muitas indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte possuem a sua própria brigada de incêndio, com profissionais treinados em evitar pequenos focos de incêndio que podem ser detectados antes que se transformem em uma enorme devastação.

Juntamente com essas brigadas especializadas é recomendado um sistema de segurança eletrônica que cubra toda a área necessária, garantindo não só o patrimônio, como também a vida das pessoas.

Profissionais de segurança podem fazer parte de uma estratégia contra incêndios. Contar com colaboradores especialmente capacitados e constantemente treinados com o que há de mais moderno no mercado é sem dúvida uma excelente opção para seu negócio. Através de rondas de segurança esses profissionais qualificados podem detectar focos de incêndio causados por pessoas mal-intencionadas, mau funcionamento de algum equipamento, descuidos e outros casos.

A ideia é ter um par de olhos (ou mais) detectando vulnerabilidades e possíveis problemas, podendo agir de forma rápida em problemas menores ou contactar as autoridades no assunto em caso de problemas de maior importância ou maior especificidade.

Além das rondas periódicas esses funcionários cumprem outras tarefas como fiscalizar o correto funcionamento dos alarmes de incêndio, sprinklers, detectores de fumaça e também proceder a sua manutenção.

No momento em que os alarmes de incêndio ou os sprinklers do local passam por manutenção, eles podem perder sua eficiência e nesses casos as rondas de segurança contra incêndios cumprem um papel de extrema importância ao fiscalizar esses locais, detectando as vulnerabilidades e pontos onde possam ocorrer incêndios.

Além dessas funções a equipe estará sempre atenta para que as saídas de emergência estejam permanentemente desobstruídas, por exemplo.

A contratação de uma equipe de segurança pode ser vista muitas vezes como uma proteção contra ameaças criminosas, como roubos e furtos. Entretanto o escopo é muito maior: profissionais de segurança bem treinados visam a detecção e eliminação de vulnerabilidades, para um bom funcionamento de um comércio, indústria ou qualquer que seja o estabelecimento.

Claro que isso não implica que um segurança irá fazer reparos, cuidar de materiais contra incêndios ou a manutenção de equipamentos e dispositivos, mas sim que ficará atento a possíveis problemas, usos incorretos – como pessoas não-autorizadas mexendo em dispositivos, por exemplo -e dará sua visão sobre o assunto e fará a ponte com os profissionais capacitados. Em caso de um incêndio ou ameaça de, eles também podem ajudar na evacuação e orientação das pessoas e procedimentos até a chegada dos bombeiros.

Entre em contato com a Visud para entender melhor as diversas capacidades e atribuições dos melhores profissionais e equipes de segurança e como você pode ter esse tipo de serviço qualificado em sua empresa.