O ambiente hospitalar é um local onde estão presentes diversos riscos, dentre eles os químicos, biológicos e inclusive físicos. A segurança hospitalar é um item que precisa ser levado muito a sério pelos gestores desse tipo de estabelecimento.
A situação ficou ainda mais preocupante nesses últimos anos, com a pandemia e consequente superlotação dos hospitais. Um aumento repentino no fluxo de pacientes e familiares que se tornou caótica em determinadas instituições.
Foi preciso oferecer ainda mais proteção, não só ao patrimônio, como também à integridade física de pacientes, familiares e colaboradores.
Um hospital é um local bastante complexo, onde podemos encontrar, além dos serviços médicos, outras atividades como restaurantes, cafés, lavanderia, lojas e outros negócios que são frequentados por um grande número de pessoas.
Um serviço desse tipo exige um determinado grau de eficiência que só pode ser atingido por empresas especializadas em segurança hospitalar. Nesses casos temos empresas com pessoal treinado para esse tipo de função, que passa por treinamento e por constantes reciclagens para oferecer um serviço eficiente e cordial com o público específico dessas instituições.
O serviço de segurança patrimonial em geral é terceirizado, proporcionando ao contratante uma boa economia, já que não necessita fazer qualquer contratação de pessoal, evitando gastos com treinamento e encargos trabalhistas.
A empresa de segurança responsável pela função assume suas obrigações com seus próprios funcionários.
A vigilância deve ser permanente principalmente nos controles de entrada e saída do público e funcionários e, ao mesmo tempo, estar atenta para minimizar os riscos de saída de materiais não-autorizados como medicamentos ou equipamentos.
Quando falamos em segurança hospitalar, não falamos apenas em profissionais postados nos acessos do local. Ela abrange uma vasta área que deve ser atentamente vigiada como:
- Proteção das instalações
- Controle de entrada e saída
- Controle de acesso de fornecedores
- Monitoramento através de câmeras
- Rondas permanentes internas e externas
- Atendimento e orientação ao público em geral
- Fiscalização de atitudes suspeitas
- Atuação rápida em ações ilícitas ou de conflito
- Prevenção de furtos, roubos ou assaltos
Com câmeras de última geração distribuídas em pontos estratégicos é possível fazer o reconhecimento facial. Um monitoramento com sensores de movimento e calor possibilita fazer com mais eficiência o controle do fluxo de pacientes, colaboradores e visitantes.
Uma empresa de segurança capacitada a atuar nessa área inicia seu trabalho desenvolvendo um projeto específico e fazendo uma análise das vulnerabilidades do local.
São observadas as suas particularidades para que possa determinar o tipo mais adequado de vigilância. A segurança prestada deve ser incisiva o suficiente para inibir qualquer ato ilícito.
As medidas de segurança devem abranger não só a segurança física de todos os frequentadores do local, como também cuidar do setor administrativo e dá segurança eletrônica.
Para que um sistema segurança cumpra o seu papel é preciso que os colaboradores também estejam envolvidos para tornar o seu ambiente de trabalho seguro e eficiente. Por isso confie em empresas de segurança com experiência nesse tipo de trabalho e credibilidade na indústria. Conheça os nossos serviços e entre em contato para nós da Visud sabermos quais são as suas necessidades.