O caminho para se tornar um segurança começa com uma série de cursos e extensões e constante reciclagem, já que os profissionais da área precisam estar a par das melhores práticas, técnicas e avanços para proteger pessoas e pertences/propriedades nos mais diferentes contextos. Quem quiser entender quais são as habilidades para um segurança para seguir a carreira precisa primeiro ter a iniciativa de gostar de estudar e sempre se manter atualizado.
Há ainda outras capacidades e habilidades chave para um segurança que o futuro profissional pode treinar ou então já ter antes de decidir escolher essa profissão e que exploraremos abaixo.
Saber lidar com pessoas
Um aspecto subestimado de pessoas que começam a desenvolver suas habilidades de segurança e estudar para se tornar um profissional capacitado é saber lidar com as pessoas. Independente do que o profissional irá proteger e em que ambiente trabalhará, sempre terá outras pessoas envolvidas, seja companheiros de trabalho, clientes, outros profissionais, visitantes, hóspedes e até suspeitos.
É fundamental trabalhar no trato com outras pessoas e ao mesmo tempo que é preciso estar alerta e garantir a segurança de todos, também é necessário ser cordial e atencioso para um bom exercício da profissão.
Entender um ambiente e detectar pontos fracos
Por suas diversas áreas de atuação, os profissionais de segurança precisam ter um senso apurado de compreensão de um ambiente e detectar possíveis pontos fracos que irão gerar problemas no caso de uma ocorrência.
Um profissional de segurança em um shopping não terá as mesmas atribuições que um profissional de segurança em uma agência bancária, por isso as habilidades de um segurança precisam abarcar essas diferentes necessidades e ambientes.
Seguir ordens e instruções
Um segurança é uma peça na engrenagem da proteção de pessoas, patrimônio e propriedades, por isso é preciso entender as hierarquias e saber seguir ordens e instruções. Seja:
- Tarefas a fazer de tempos em tempos
- Como agir em caso de uma emergência
- Como identificar um suspeito e agir
- O que fazer em um momento de crise
Concentração e foco
Entre as profissões que não permitem um momento de desatenção e descontração está a de segurança. Por isso entre as habilidades de um segurança é preciso colocar a concentração e o foco, já que o profissional precisa estar sempre alerta.
Isso não significa que não podem existir momentos de descanso ou uma conversa não planejada, mas estar focado na sua função principal a todos os momentos é um requisito básico, ainda mais em contextos com periculosidade.
Bom julgamento
O julgamento é uma habilidade de um segurança que pode ser treinada, já que envolve não só a atenção ao detalhe, mas também a análise do contexto e do perigo de uma situação que pode estar se envolvendo. Um segurança precisa ter a compreensão daquele momento e tentar desarmar qualquer situação que possa envolver um perigo sem alarmar outras pessoas ou escalar o problema.
São vários os exemplos que podem ser dados nos mais diferentes cenários. Desde cenários complexos como uma pessoa que está causando tumulto em um shopping, uma ameaça de invasão, uma tentativa de assalto até situações mais corriqueiras em que um segurança precisa manter a mente calma e o foco não só em resolver uma situação, mas ainda garantir a proteção e segurança de todos ao mesmo tempo.
Boa forma
A boa forma não necessariamente é ter capacidade física para correr uma maratona ou levantar muitos quilos e sim manter seu corpo e mente sãos para o exercício de uma profissão que pode envolver grandes caminhadas em rondas de segurança, manter-se em pé por muito tempo e vistoriar muitas coisas ao mesmo tempo. Tão importante quanto estar preparado fisicamente é estar apto mentalmente para o trabalho.