A importância da segurança não pode ser subestimada. A proteção de pessoas e patrimônio é uma atividade fundamental e precisa ser realizada por profissionais preparados e bem-treinados. Os deveres de um segurança podem variar dependendo dos contextos, mas é possível selecionar 5 deles para apontar quais são as funções de um segurança, qual papel ele pode assumir e como agir.

Os 5 deveres de um segurança

Os deveres de um segurança podem ter ligeiras variações. Por exemplo, o segurança de um hotel pode ter algumas atribuições diárias diferentes das responsabilidades de um segurança em um hospital ou banco.

Entretanto o que apontaremos abaixo são deveres de um segurança para todas as situações.

Identificar comportamento suspeito

Tão importante quanto reagir a ameaças é fazer um trabalho de prevenção. No caso dos deveres de um segurança, identificar comportamento suspeito é primordial, já que assim situações perigosas podem ser evitadas sem que ninguém seja afetado.

Esta responsabilidade de um segurança é a que mais comprova a necessidade de ter um profissional na atuação, já que ter essa capacidade exige treinamento, boa comunicação e seguir os procedimentos de segurança e proteção. Dessa forma os profissionais de outras áreas, clientes, visitantes e proprietários podem ficar tranquilos sabendo que alguém bem treinado sempre está alerta.

Marcar presença para impedir ou desincentivar ações criminosas

A simples presença de um segurança traz alívio para os proprietários, clientes, profissionais e ao mesmo tempo inibe ações criminosas, já que estes saberão que suas práticas terão uma resposta imediata.

Marcar essa presença pode variar de local para local: em agências bancárias, por exemplo, os seguranças ficam diretamente em frente à porta, protegidos também pela porta giratória com detetor de metais. Já em hospitais, hotéis, indústrias, shoppings, é comum que os profissionais façam rondas pelo local para cobrir maior terreno e também estar à disposição para o que for necessário.

Ter uma rápida comunicação com as autoridades

Em alguns casos os profissionais de segurança podem ter equipamentos para reagir a situações de perigo. Por exemplo, pelos importantes deveres de um segurança em uma agência bancária, é necessário ter uma arma de fogo.

Entretanto independente do contexto e se porta ou não uma arma de fogo ou uma arma branca, entre as responsabilidades de um segurança sempre estará entrar em contato com as autoridades, seja para auxílio imediato ou para reportar um crime ou ocorrência ou até informar algo importante e que será útil para as forças policiais ou bombeiros.

Proteger o perímetro

A proteção do perímetro é um dos deveres de um segurança que mais exigem atenção, preparação e também que desgastam, especialmente se estivermos falando de um grande local a ser protegido, como um grande terreno de uma indústria, um shopping etc.

A tecnologia é de grande ajuda nesse sentido. Tanto com um circuito de câmeras ou com a instalação de portarias, catracas e sistemas de cartões de acesso ou biometria. Dessa forma é possível controlar melhor as entradas e saídas, todos os acessos e detectar rapidamente alguma entrada não-autorizada.

Agir em emergências

As emergências podem ser as mais variadas possíveis, mas o que não muda é que entre os deveres de um segurança está a proteção de clientes, usuários, profissionais e todas as pessoas que estiverem no local.

O treinamento de um segurança foca em como lidar com esses momentos, que também podem ter alta carga emocional, e entre os vários papeis de um segurança está identificar logo de cara em seu local de trabalho quais podem ser essas emergências e ter um plano para como lidar com elas.

Contrate o melhor serviço de segurança

Ter o melhor serviço de segurança e proteção no mercado é um investimento que se paga, tanto na prevenção de problemas até na tomada de ação planejada e bem executada. O treinamento desses profissionais precisa ser de primeira linha, assim como o entendimento do contexto e as necessidades do cliente.

Entre em contato conosco para saber mais informações e para entendermos quais são as suas necessidades.