Um dos grandes problemas que a sociedade brasileira tem enfrentado nos últimos anos é o aumento vertiginoso da violência. Os ambientes corporativos e indústrias também não têm sido poupados da atuação de criminosos e não importa nem mesmo o tamanho dessas empresas.
Contudo, as que mais sofrem com a violência e roubos em geral são as pequenas empresas, que na maioria das vezes não tem qualquer tipo de segurança, ou apenas um funcionário responsável na portaria.
O roubo a empresas é um obstáculo a ser ultrapassado pelos empresários e só mesmo com a ajuda de uma empresa especializada em segurança essa questão pode ser resolvida.
Infelizmente essas ocorrências não estão limitadas ao perímetro exterior do imóvel; muitas vezes o perigo está dentro mesmo do quadro de funcionários, principalmente na questão de roubo ou furto.
Em um bom projeto de segurança devemos observar 5 pontos de maior importância e todos eles devem trabalhar coordenadamente. Vejamos abaixo quais são esses pontos.
Permissões e circulação controlada
O controle de acesso permite que os colaboradores circulem livremente onde eles têm permissão, porém restringe o acesso em determinadas áreas. Esse controle é feito por profissionais treinados e com a ajuda de câmeras de vigilância.
Certas áreas devem ser restritas como, por exemplo, o maquinário onde apenas os funcionários devidamente treinados podem acessar, assim como a área de informática, estoque, área de preparo de alimentos, departamento financeiro etc...
Para uma maior efetividade a empresa deverá fornecer crachás de identificação, ou ainda cartões magnéticos, para que seus colaboradores possam se identificar na portaria para os profissionais de segurança.
Os fornecedores e visitantes, após a devida identificação, também deverão circular no ambiente portando seus respectivos crachás.
Presença de profissionais treinados
A tecnologia é uma grande amiga, mas nada substitui a presença física de profissionais treinados para uma maior sensação de segurança e melhores resultados. Por exemplo, em um hotel, não só é preciso controlar acessos e permissões dentro do prédio principal, mas também proteger áreas comuns e entradas e saídas.
Para isso uma empresa especializada deve fornecer profissionais treinados, que em conjunto com a tecnologia disponível, e rondas permanentes podem tornar sua empresa segura.
Através das rondas os profissionais têm a possibilidade de proteger todo o perímetro, detectar pontos de vulnerabilidade e inclusive, graças ao seu treinamento, antecipar possíveis problemas e resolver situações.
Utilização de câmeras
O gerenciamento do fluxo de colaboradores, visitantes e fornecedores dentro da empresa é extremamente importante e isso pode ser feito através de câmeras controladas por uma central.
A instalação de câmeras de segurança é um sistema de controle e vigilância testado e aprovado que além de inibir a ação de criminosos pode evitar roubos ou furtos, além de danos ao patrimônio da empresa.
Com os avanços da tecnologia os preços dessas câmeras ficaram bem mais acessíveis, apesar que também existem câmeras com mais recursos a preços bem superiores. O investimento vale a pena.
De qualquer maneira será preciso que uma empresa de vigilância analise o local verificando as suas vulnerabilidades, a quantidade de câmeras necessárias para uma efetiva vigilância e os melhores pontos de instalação.
Controle de todos os pontos de acesso
Os pontos de acesso da empresa devem estar controlados com o registro dos fornecedores e visitantes e permissão de acesso apenas ao seu destino, com um objetivo claro (por exemplo, entrega de mercadorias).
O controle de acesso de veículos poderá ser feito através de cancelas e identificação da empresa e funcionário além do registro da placa do veículo.
Após esse procedimento o condutor deverá ser acompanhado ao local de estacionamento ou então controlado através das câmeras.
Treinamento de todos os profissionais
Uma boa segurança não é feita apenas com os profissionais destacados para isso, mas o treinamento e envolvimento de todos os colaboradores. Com essa ajuda extra é possível detectar atividades suspeitas, vulnerabilidades e até como se comportar ao presenciar comportamentos perigosos. Essa parte é de suma importância na segurança de um local de trabalho.