Antigamente o problema da falta de segurança estava restrito às grandes metrópoles, mas infelizmente hoje ele se espalhou e essa sensação de insegurança parece que já faz parte de nosso cotidiano.

Com esse cenário existente, nos dias de hoje passamos a estar permanentemente atentos quando chegamos em casa. Os criminosos estão sempre de olho e na primeira vulnerabilidade eles podem atacar. É preciso tomar uma série de precauções, e nem mesmo quem mora em apartamento está livre desse problema.

Certos procedimentos poderão ajudar a evitar problemas e até diminuir a probabilidade de furtos ou roubos.

Caso você viva em uma casa, ao viajar converse com seu vizinho ou algum parente para que ele esvazie constantemente sua caixa de correio, evitando que ela se acumule e assim dê sinais de que a casa está vazia.

Muitas casas possuem em seu interior uma passagem para o sótão e essa vem a ser a porta preferida pelos ladrões para invadir as casas, através do telhado. Procure colocar alguma tranca segura para evitar esse tipo de problema.

Note se pessoas desconhecidas estão circulando pela rua ou mesmo paradas, observando o movimento. Em geral antes de um assalto ou uma invasão os criminosos estudam o local e a rotina de suas vítimas. Qualquer desconfiança chame a polícia.

Tanto em casa como nos prédios é conveniente ter uma boa iluminação nos jardins e áreas comuns, principalmente garagens, com o objetivo de reduzir o risco de um ataque.

Utilize nas portas de entrada fechaduras eficientes. Muitas vezes nos esquecemos de trancar a porta quando entramos em casa, por esse motivo evite trincos que possam ser abertos pelo lado de fora. Eles devem ter essa função apenas no interior da casa e fixos no exterior.

Ao chegar em casa, fique sempre atento como dissemos a indivíduos parados na calçada, principalmente se estão em dupla em motos ou mesmo carros.

Por segurança é melhor dar uma volta no quarteirão antes de entrar na garagem do prédio ou de sua residência. Observe se a pessoa não está entregando alguma encomenda e fique atento. Se na sua rua existir um serviço de ronda privada uma ótima opção é solicitar a presença do vigilante no momento de entrar em casa. Isso pode reduzir o ímpeto do assaltante, sabendo que poderá encontrar alguma dificuldade em sua ação.

Hoje é normal encontrarmos nos edifícios sistemas de segurança como cerca elétrica, câmeras e portões automáticos com controle remoto, mas isso não elimina todos os problemas, então esteja sempre alerta.

No caso dos prédios o portão somente poderá ser aberto após a devida identificação do visitante ou prestador de serviço e a autorização do morador.

Com essas dicas você será capaz de atenuar o risco e ter um pouco mais de segurança seja em sua casa ou mesmo no prédio onde mora.

Contrate um serviço profissional

Uma solução que muitas pessoas adotam é a contratação de uma equipe treinada em segurança para conseguir uma proteção melhor. Dependendo do contexto, essa sem dúvidas é uma boa ideia.

No caso de um condomínio, por exemplo, a presença de profissionais capacitados e experientes para analisar vulnerabilidades, controlar entradas e saídas, fazer rondas periódicas e lidar com problemas que possam surgir é fundamental.

Nós da Visud temos experiência em trabalhos do tipo e estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e apresentar um plano de ação que se encaixe nas suas necessidades.